quarta-feira, 28 de abril de 2010

Economia, Sociedade e cultura na Mesopotamia

Mesopotâmia: -Principal atividade era agricultura.
-regime de servidão coletiva
-Estado era responsável pelas hidráulicas de sebrvivência,estoque de alimentos e cobranças de impostos.
Estrutura Social: -Elite Poderosa
-População submetida a trabalho
Estado: -Fundamento Teocrático(Religião dentro da Política)
-O Rei era um representante dos deuses na terra, e não um próprio deus vivo
-Alto número de escravos.
Seu Politeísmo dava a eles a característica de se preoculparem mais com as coisas e vantagens terrenas, e quase não tinha preoculpação com os mortos.
-Destacaram-se na ciência, arquitetura e literatura:desenvolveram os principios da astronomia e astrologia; calculos de movimentação dos planetas e estrelas.
-Criaram o calendário de 12 meses, e a semana de 7 dias

Por: Caroline Mariane R.G.S. e Samantha Topan

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Súmerios e Acádio

No final do período Neolítico, muitas cidades autônomas foram criadas e habitadas por sumérios. Estas eram governadas por patesis( mistura de chefe militar e sacerdote) que controlavam a população, cobrando impostos e administrando obras hidráulicas. As terras eram consideradas propriedades dos deuses e a função do homem era servi-los com trabalho agrícolas e construções de templos.Os sumérios tinha relações comercias com vizinhos.E desenvolveram a escrita cuneiforme

Por volta de 2400 a.C., o povo acádio, que há algum tempo vinha se introduzindo na região, estabeleceu sua hegemonia na Mesopotâmia. O rei acádio Sargão I unificou o centro, e submeteu os sumérios a incorporarem a sua cultura. Mas por causa das invasões estrangeiras o Império Acádio acabou desaparecendo por volta de 2100 a.C.

Civilização Mesopotâmica

A palavra “mesopotâmia” é de origem grega e significa "entre rios". Essa é uma das principais características da região, localizada no Oriente Médio, entre os vales dos rios Tigre e Eufrates.

Por volta do VI milênio a.C surgiram as cidades mesopotâmicas: Lagash, Uma, Kish, Ur, Uruk e Gatium. Vale ressaltar que elas não tinham uma unidade política; cada cidade-estado era dotada de autonomia política e econômica. Cada uma pertencia a um deus, representado na figura divina do rei.

A principal atividade econômica da Mesopotâmia era a agricultura: trigo, cevada, linho, gergelim, etc. Os mesopotâmicos também sempre mantiveram contato com os povos vizinhos, desenvolvendo um comércio a base de trocas, uma vez que a moeda ainda não era utilizada. Esses povos eram politeístas, ou seja, acreditavam em muitos deuses, vistos como seres mais fortes, poderosos, superiores e imortais.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Materia vista ja foi postada na ultima aula ( Antigo Império,Medio Império,Novo Império)